🧠 Detalhamento: Mapas Mentais Integrados (M.M.I.)

Os Mapas Mentais Integrados conectam temas distintos cobrados pela AOCP. Use estes modelos para criar materiais de revisão que ligam Legislação, Ética e Gestão, acelerando a recuperação da informação na prova.

M.M.I. 1: Governança, Ética e Transparência

Este mapa conecta as normas de conduta, acesso à informação e legalidade, temas que apareceram em todas as provas da AOCP (CF/88, LAI e Ética).

Ramo do Mapa Conteúdo Chave (O que deve constar)
Núcleo Central GOVERNANÇA PÚBLICA
Ramo 1: Princípios Art. 37, Caput (CF/88) – LIMPE: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade, Eficiência.
Ramo 2: Conduta Ética Decreto 1.171/94 (Código de Ética): Deveres Fundamentais (Regras Deontológicas). Sanção: Pena de Censura.
Ramo 3: Transparência Lei 12.527/2011 (LAI): Diretrizes obrigatórias. Definição de Informação Sigilosa. Direito à Proteção de Dados (Art. 5º, LXXIX da CF/88).
Ramo 4: Processo Lei 9.784/99 (PAF): Direitos do Administrado (Ampla Defesa e Contraditório). Atos que exigem Motivação Obrigatória. Dever de Orientação.

M.M.I. 2: Gestão do Ciclo, Riscos e Qualidade

Este mapa é vital para a área de Conhecimentos Específicos (75 pontos), unindo ARMP, Qualidade e Processos (M.M.I.).

Ramo do Mapa Conteúdo Chave (O que deve constar)
Núcleo Central GESTÃO EFICIENTE (ARMP)
Ramo 1: O Ciclo de Materiais Finalidade Principal da ARMP. Fase de Aquisição (Abastecimento/Compras). Classificação de Materiais (Perecibilidade).
Ramo 2: O Controle do Estoque Curva ABC (Objetivo: Priorização da Gestão). Custos de Estoque. Funções: Almoxarifado vs. Processo de Recebimento.
Ramo 3: Logística e Compras Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM). Princípios Fundamentais da Gestão de Compras (Qualidade, Custo Total).
Ramo 4: Qualidade e Processos Controle Total da Qualidade (CTQ/TQM): Foco em Melhoria Contínua. Gestão de Processos (BPM): Conceito e Ferramentas (Reengenharia).

🧠 Aplicação dos M.M.I. na Revisão Final (Janeiro)

O uso dos Mapas Mentais Integrados (M.M.I.) na Fase Final transforma a teoria em acertos rápidos no simulado. Eles funcionam como sua “cola de luxo” para consulta imediata de conceitos interligados.

Uso Estratégico dos Mapas em Simulação (Semanas 9 a 13)

Período Foco Estratégico Ação de Revisão com M.M.I.
Semanas 9, 10 e 11 Ativação e Fixação Dedique a primeira hora de estudo para reconstruir de memória um dos M.M.I. (M.M.I. 1 em S9, M.M.I. 2 em S10). Consulte o mapa imediatamente após errar uma questão de interconexão.
Semana 12 (Diagnóstico) M.M.I. como Ferramenta de Análise Ao corrigir o simulado, se o erro for conceitual, vá direto ao M.M.I. correspondente. Use-o para corrigir o erro e reforçar *todo* o ramo conceitual ligado.
Semana 13 (Véspera) Revisão Relâmpago Na véspera da prova, sua revisão final de 1 hora deve ser exclusivamente folheando os M.M.I. A visualização das cores e palavras-chave deve ser suficiente para reativar o conhecimento de alto nível.

Exemplo Prático de Correção Focada com M.M.I.

O mapa direciona o seu reforço para a raiz do problema:

Se Você… O Erro está no M.M.I. Ação de Correção Focada
Errou sobre **Funções de Confiança** vs. Cargos em Comissão. M.M.I. 1 (Ramo 1: Princípios/CF/88) Volte ao M.M.I. 1 e reforce a regra do Art. 37, V.
Errou sobre a finalidade da **Curva ABC** ou Custos de Estoque. M.M.I. 2 (Ramo 2: Controle de Estoque) Volte ao M.M.I. 2 e reescreva a definição da Curva ABC (Priorização da Gestão).
Errou sobre **Motivação** (Maslow/Herzberg). Não está neste M.M.I. Use o seu caderno de erros e siga o Bloco Focado de Revisão, pois é um tema de altíssima frequência (CE).
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